Instruções para a importação de certificado tipo A1 no repositório Windows

Objetivo: Mostrar como se faz a importação de certificado tipo A1 no repositório Windows, habilitando a necessidade de uso de senha (opcional) para o uso do certificado com a solução Web Pki Lacuna.

* O uso de senha no repositório Windows - a qual esta instrução informa - é opcional, se o usuário faz o uso único e exclusivo do equipamento (microcomputador) em que o certificado está sendo instalado.

1 – Para fazer a importação do certificado digital tipo A1 no repositório Windows, deve-se ter "em mãos" o certificado e também a senha do mesmo (na verdade o proprietário deve estar presente para digitar a senha).

2 – No Windows Explorer, localizar o arquivo do certificado, que terá a extensão .pfx ou .p12.

3 – Localizado o arquivo, clicar com o botão direito no arquivo, onde será aberta uma janela com várias opções. Clicar na opção "Instalar PFX", conforme mostra a tela abaixo:

4 – Então serão abertas 2 (duas) janelas, onde devem ser mantidas as opções já marcadas. Clicar no botão "Avançar" de ambas janelas.

5 – Nessa próxima janela, devem ser observadas as opções a serem marcadas e as que não devem ser marcadas, após digitar a senha do certificado:
    – na opção começada com "Habilitar proteção de chave...", essa deve ser marcada, pois permitirá depois criar uma senha para uso do certificado;
    – na opção começada com "Marcar essa chave como exportável...", essa só deve ser marcada com absoluta permissão do proprietário do certificado, já que permite que o certificado seja exportado com a chave privada desse (certificado);
    – na opção começada com "Incluir todas as propriedades...", essa é opcional ser marcada ou não.

6 – Mais uma janela será aberta após ser clicado o botão "Avançar" na janela acima. Continue clicando "Avançar" sem mudar a opção marcada.

7 – Agora, na janela aberta, trata–se de uma janela de segurança (como foi informado no segundo parágrafo dessa instrução, essa funcionalidade e a do item 8 são opcionais).
    Clique no botão "Definir nível de segurança" e marque–o como "Alto". Clique depois em "Avançar".

8 – Outra janela de segurança será aberta, onde deve ser digitado uma senha para uso do certificado. Pode ser a mesma senha do certificado, desde que obedeça a seguinte regra:
    – A senha deverá ter, no mínimo, 6 (seis) caracteres, sendo que deve ter obrigatoriamente os seguintes caracteres:
    ––– número [0 a 9];
    ––– letra maiúscula [A a Z];
    ––– letra minúscula [a a z].

9 – Agora clique no botão "Concluir" para finalizar a importação do certificado.